solidariedade

VÍDEO: com 130 pessoas acolhidas, Lar das Vovozinhas participa da Campanha de Imposto Solidário

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Eduardo Ramos

Por meio da Campanha de Imposto Solidário 2022, entidades como o Lar das Vovozinhas poderão ser beneficiadas ao receber parte do imposto devido pelo contribuinte.

Atualmente, o Lar das Vovozinhas acolhe cerca de 130 senhoras, o que torna necessário uma equipe de mais de 110 funcionários, o que envolve o trabalho de enfermeiras e técnicas em enfermagem, cuidadoras, médicos, nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, entre outros.


Conforme a presidente do lar, Leda Tasquetto, são servidas cinco refeições por dia para as vovós, e elas são acompanhadas de acordo com a autonomia de cada uma, devido a idade avançada ou problemas mentais. Segundo ela, os valores destinados via imposto solidário serão utilizados para a manutenção do atendimento.

- Esse dinheiro é muito importante, sem ele sofremos muito. Ele é empregado para a alimentação e medicação das vós. Para conseguir outras verbas, conseguimos através de projetos - explica a presidente.

De acordo com Leda, a entidade recebeu R$ 106 mil, para a manutenção da ala 2, onde está a enfermaria, e tem capacidade de atender 32 pessoas.

Segundo a terapeuta ocupacional Karine Dambrosio, as atividades são realizadas individualmente ou em grupos, e também podem ser multidisciplinares com psicólogos e nutricionista, por exemplo.

- Temos grupos de culinária, jardinagem, grupo funcional, do bingo, que estimula as capacidades cognitivas e realizamos passeios com as vovós - diz Karine.

A CAMPANHA
Os contribuintes podem destinar 3% do Imposto de Renda para o Fundo Municipal do Idoso e ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente. O prazo para a destinação foi ampliado até 31 de maio. Inicialmente a data limite era 29 de abril.

*Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Santa Maria registra novo aumento nos casos de dengue e fiscalização é intensificada Anterior

Santa Maria registra novo aumento nos casos de dengue e fiscalização é intensificada

Após dois meses, mais de 600 alunos da rede estadual estão sem transporte escolar na região Próximo

Após dois meses, mais de 600 alunos da rede estadual estão sem transporte escolar na região

Geral